CANCÊR NO INSTETINO
- FacilitaMed - Gestão de Clínicas Médicas e Administração de Consultórios

- 30 de jul.
- 2 min de leitura
💜 A cantora Preta Gil morreu neste domingo (20) aos 50 anos. A artista lutava contra um câncer de intestino diagnosticado em janeiro de 2023. A doença, que também é chamada de câncer colorretal ou do cólon e reto, abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso (cólon), no reto (final do intestino) e no ânus.
Os sinais e sintomas mais frequentemente associados ao câncer de intestino são:
- Sangue nas fezes;
- Alteração do hábito intestinal (diarreia ou prisão de ventre persistentes);
- Dor, cólica ou desconforto abdominal;
- Anemia por deficiência de ferro;
- Fraqueza e fadiga;
- Perda de peso sem causa aparente;
- Alteração na forma das fezes;
- Massa abdominal.
🩺 O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar a chance de tratamento bem-sucedido. A detecção em fase inicial pode ser feita por meio de exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos em pessoas com sinais e sintomas sugestivos ou com maior risco de ter a doença.
A colonoscopia é o exame mais eficaz para o diagnóstico do câncer de intestino, permitindo a visualização direta do interior do intestino grosso e a identificação de pólipos, tumores e outras alterações. O diagnóstico é confirmado através de biópsias e remoção de lesões suspeitas, por isso, a colonoscopia também é considerada um exame preventivo.
⚠️ Fatores de risco para câncer de intestino
Segundo o Inca, os principais fatores relacionados ao maior risco de desenvolver câncer de intestino são o sedentarismo, o excesso de gordura corporal, a alimentação pobre em frutas, vegetais e outros alimentos que contenham fibras, o consumo de carnes processadas e a ingestão excessiva de carne vermelha.
Além disso, a idade acima ou igual a 50 anos também é considerada um fator de risco para o câncer colorretal.
No entanto, pesquisas já mostraram que há um aumento nos casos desse tipo de tumor entre pessoas mais jovens, abaixo dessa faixa etária.
#medicina #saudeonline #saúde #telemedicina #médicos #consultas #vidasaudavel #saudável #covid_19 #consultorio #saudesempre #vidaesaude #cuidadoscomasaude #ministeriodasaude #atendimentoonline #secretariavirtual





Comentários