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Saúde mental em tempos de coronavírus:


É sabido que, frente a uma pandemia e/ou isolamento social, sentimentos de impotência e desesperança, ansiedade, humor deprimido e estresse podem ser frequentes, e afetam a resposta do sistema imunológico visto que podem impactar na produção de anticorpos, por exemplo.

A OMS, governos e entidades profissionais divulgaram uma série de recomendações acerca de como enfrentar as consequências psicológicas da pandemia, reunimos aqui algumas delas:

1 - Cuidado com o consumo de informações Reduza a leitura ou contato com notícias que podem causar ansiedade ou estresse. Busque informações apenas de fontes fidedignas, evite boatos ou informações erradas, e dê passos práticos para preparar os seus planos, proteger-se e a sua família.

2 - Estabeleça uma rotina Tente ao máximo manter uma rotina equilibrada e, se possível, crie novas. Tente incluir momentos de relaxamento nela, incorporando coisas que você gosta, como ler um livro, assistir séries e etc.

3 - Se conecte com as pessoas A conexão com amigos e familiares é fundamental, por isso, tire momentos do seu dia para conversar com eles, utilize a tecnologia a seu favor, você pode manter a proximidade digital! Falar com pessoas próximas sobre os seus medos e inseguranças pode ser uma forma de aliviar a tensão durante esse período.

4 -Saúde e bem estar Faça exercícios físicos em casa, tente manter uma dieta equilibrada, beba bastante água e evite o consumo de álcool, cigarro e outras drogas. Além disso, mantenha as janelas abertas para permitir a circulação de ar fresco.

Assim, poderemos passar por este período de turbulência preservando nossa saúde mental !

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