top of page
Buscar
  • Foto do escritorFacilitaMed - Gestão de Clínicas Médicas e Administração de Consultórios

COMO OTIMIZAR O TEMPO DAS CONSULTAS MÉDICAS?

Quantas vezes você já ouviu um paciente reclamar sobre a demora no atendimento? O tempo de espera é um problema comum e que tende a afastar pacientes e comprometer a rotina local.


Aqui estão sete estratégias eficazes para otimizar o tempo de atendimento médico e reduzir o tempo de espera do paciente em seu consultório.



1. Adote prontuários e receituários eletrônicos

Digitar costuma ser mais rápido. Isso porque as ferramentas eletrônicas podem contar com opções de preenchimento automático, que facilitam o processo.

Além disso, facilitam a consulta ao histórico dos pacientes, tornando as consultas menos repetitivas e mais assertivas e diretas.


2. Valorize a pontualidade

Todos os colaboradores devem estar a par da importância de cumprir horários, assim como os pacientes.


3. Aposte na humanização dos atendimentos

Tenha cuidado para não fazer com que todo o atendimento seja frio demais. Pacientes em qualquer estado de saúde gostam (e precisam) ser tratados com atenção, respeito e carinho sempre.


4. Reúna todas as informações sobre o paciente antes do atendimento

Permitir que os pacientes preencham os formulários e ter todas as informações prontas antes da consulta evita atrasos no atendimento.


5. Use um software médico seguro

A troca de mensagens seguras pode diminuir o número de ligações que seu consultório recebe e permite que os médicos e a equipe respondam rapidamente às consultas dos pacientes.



6. Saiba o que perguntar

Investigue no paciente os aspectos relevantes, assim ficará muito mais fácil direcionar sua consulta. A partir das respostas do paciente, você já terá embasamento para um possível diagnóstico e tratamento.


7. Conduza a consulta

É importante que o médico ouça o paciente, porém, é importante também que ele fale sobre assuntos relevantes ao problema, cabe ao médico, conduzir o rumo da conversa para que ela não perca o foco, isso irá otimizar o tempo e resolver o problema.


Lembre-se, otimizar o tempo da consulta não significa que você não deve dar atenção ao paciente, apressá-lo, ou que não deva ser simpático e atencioso. Significa apenas ser conciso na hora de obter informações sobre o problema.

11 visualizações0 comentário
bottom of page