top of page
Buscar
  • Foto do escritorFacilitaMed - Gestão de Clínicas Médicas e Administração de Consultórios

COMO SE COMPORTA A TELEMEDICINA NO BRASIL?

A telemedicina no Brasil se trata de um recurso da área da saúde, em que consultas podem ser feitas à distância, além de diagnósticos, leitura de exames e emissão de laudos e atestados médicos. A solução tem sido incorporada cada vez mais na rotina dos brasileiros.


O QUE É TELEMEDICINA?


A telemedicina consiste em uma solução tecnológica voltada ao atendimento médico, possibilitando a comunicação remota com pacientes e outros profissionais da área de saúde.


Essa abordagem é eficiente ao quebrar barreiras físicas, limitadas a consultórios, clínicas e hospitais. Com a modalidade à distância, é possível contar com atendimento em qualquer lugar. Além disso, ela permite analisar exames, oferecer diagnósticos e contatar especialistas de outras áreas de forma ágil.


SITUAÇÃO DA TELEMEDICINA NO BRASIL?


O sistema de saúde no Brasil vem evoluindo em uma constante, e o projeto que deu origem à lei regulamentadora da telemedicina no Brasil foi aprovada no fim de março de 2020. O Conselho Federal de Medicina determinou três formas de abordagem para o atendimento remoto. São elas:


- Teleorientação: o paciente recebe de seu médico as informações sobre os sintomas descritos, com orientações a respeito de sua possível permanência em casa, ou se é necessário o atendimento presencial;

- Telemonitoramento: é feito um acompanhamento dos sintomas do paciente, verificando se há alguma alteração do quadro ou se ele continua estável;

- Teleinterconsulta: o médico responsável discute com outros profissionais da área, trocando informações e recebendo mais opiniões sobre determinado caso.


BENEFÍCIOS EM ADOTAR A TELEMEDICINA


Entre as principais vantagens observadas pelo uso da telemedicina no Brasil, podemos citar a aproximação e a agilidade do processo. Em locais mais afastados de um centro médico, é possível ter acesso a consultas e orientações, sem a exigência de deslocamento.


A Telemedicina também é vantajosa para os próprios profissionais de saúde, uma vez que a tecnologia permite contar com treinamentos e atualizações do conhecimento com especialistas de qualquer lugar do mundo, de forma segura e certificada, trazendo o que há de melhor para suas áreas.


4 visualizações0 comentário
bottom of page