top of page
Buscar
  • Foto do escritorFacilitaMed - Gestão de Clínicas Médicas e Administração de Consultórios

“Doutor Google”: como lidar com o paciente que fez buscas na internet antes da consulta.

Uma das dificuldades da rotina médica atualmente é lidar com o paciente “sabe tudo”, aquele que parece graduado em Medicina e que utiliza a internet como base de suas informações. Acontece que o “Doutor Google” oferece uma gama de informações para as pessoas, que nem sempre sabem filtrar o que é verdade e o que não é. Dessa forma, há o grande risco de elas não procurarem a ajuda de um profissional e começarem a se tratar sozinhas, muitas vezes até piorando o quadro.



Sabendo disso, confira a seguir algumas dicas de como passar por essa situação sem muito estresse.


1. Ouça com calma as considerações

Provavelmente ele apresentará inúmeras informações obtidas em suas pesquisas no Google esperando a confirmação de cada uma delas. É natural que as pessoas se desesperem um pouco e busquem respostas rápidas, procurando mais os sites de busca do que um profissional especializado.

Lidar com esses comportamentos é mais comum do que se imagina e é bom estar preparado para ouvir de tudo um pouco.


2. Seja claro e objetivo

É fundamental ser bastante claro e objetivo, procurando não conturbar ainda mais a situação. O paciente precisa entender que cada organismo funciona de uma maneira e que um problema ou uma doença nem sempre seguem um padrão rígido.


3. Procure transmitir segurança

Infelizmente, existem aqueles que permanecem desconfiados e acreditam mais nas informações do “Doutor Google”. Essa tarefa passa a ser então um grande desafio para o profissional, desmistificando os dados incorretos e fazendo com que a pessoa confie nas suas orientações.


4. Eduque o paciente a respeito do “Doutor Google”

O ideal é fazer com que eles conheçam os benefícios e os riscos das pesquisas online. Uma boa ideia pode ser abrir um site qualquer diante do paciente, apontando e explicando quais são os erros e os motivos desses equívocos.


Seguir essas sugestões pode ajudar a aliviar a tensão de receber os pacientes que fazem buscas infundadas na internet e seguem tudo o que o “Doutor Google” recomenda.

16 visualizações0 comentário
bottom of page