top of page
Buscar
  • Foto do escritorFacilitaMed - Gestão de Clínicas Médicas e Administração de Consultórios

O QUE SERIA UMA RECEITA DIGITAL?

Essa receita é a prescrição médica de forma online feita por médicos especialistas da área, para que o paciente consiga ter o seu medicamento comprado e, consequentemente, o seu problema de saúde combatido e tratado.


Essa receita pode ser enviada de várias formas, uma delas é via SMS para o celular do paciente que acaba de ser atendido. Assim o mesmo pode ir atrás do seu medicamento, simplesmente apresentando a receita em seu aparelho telefônico.



SEGURANÇA PARA AMBOS OS LADOS


A receita digital é de fato uma ferramenta muito segura, uma vez que ela recebe um certificado digital emitido pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP – Brasil).


Além do certificado, o seu envio e transmissão é de forma digital, o que torna tudo muito mais rápido e seguro, uma vez que evita fraudes e alterações na documentação.


FACILIDADE NO FLUXO E DISPENSAÇÃO ELETRÔNICA


Vamos dar uma conferida no passo a passo de como funciona:


Médico:

Começamos com o atendimento médico que permite a facilidade, rapidez e comodidade do formato online;


Paciente:

Ao acabar o atendimento, o paciente recebe de forma gratuita a receita digital por SMS, WhatsApp, entre diversas outras formas;


Farmacêutico:

Com a receita digital consigo, faz o upload para o site validador. Conferindo se o documento atende todas as normas sanitárias;


Medicamentos controlados:

Em caso de medicamentos controlados, é necessário a impressão de uma cópia e fazer as anotações exigidas para a receita de papel.


VANTAGENS DA RECEITA DIGITAL


Doutores que pretendem trabalhar com prescrição digital, mas ainda estão em dúvida, veja alguns detalhes que, com a tecnologia certa, pode se tornar vantagens na sua rotina:


- Banco de dados de medicamentos que facilita a consulta e a decisão;

- Dispensa o uso de papel e armazenagem física;

- Reduz fraudes e receitas falsificadas;

- Concentração dos históricos de cada paciente;

- Envio de receitas com grande rapidez.


A receita digital é uma realidade no Brasil que oferece diversas vantagens para médicos e pacientes, tendo em vista que agiliza o atendimento e elimina a necessidade do documento físico.

3 visualizações0 comentário
bottom of page