top of page
Buscar
  • Foto do escritorFacilitaMed - Gestão de Clínicas Médicas e Administração de Consultórios

QUAL A IMPORTÂNCIA DE IR REGULARMENTE AO OFTALMOLOGISTA?

Qual foi a última vez que você se consultou com um oftalmologista? Se a sua resposta foi “há mais de um ano”, então já está na hora de voltar para realizar um exame de rotina.


Diferentemente do que muitos imaginam, não devemos ir ao oftalmologista apenas quando precisamos da prescrição de óculos ou quando estamos com problemas de visão. Um checkup anual pode ser importante prevenir o avanço de doenças que causam a perda da visão, seja parcial ou completa.


Além disso, vistas cansadas ou óculos com grau abaixo ou acima do recomendado podem causar outros problemas no organismo, como dores de cabeça ou tontura. Sendo assim, razões não faltam para que você inclua na sua agenda uma consulta a esse profissional pelo menos uma vez por ano.



DIFICULDADE PARA ENXERGAR JÁ É UM SINAL DE ALERTA


Você não precisa, necessariamente, ter dificuldades para enxergar para procurar um oftalmologista. A recomendação é que um checkup anual seja realizado independentemente das suas condições de saúde, especialmente se você já tem mais de 40 anos. À medida que envelhecemos alguns problemas se tornam mais comuns, como a presbiopia, popularmente conhecida como “vista cansada”.


Além disso, alterações na córnea podem surgir em pessoas de todas as idades. Entre as mais comuns destacamos a miopia (dificuldade de enxergar longe), a hipermetropia (dificuldade de enxergar perto) e o astigmatismo (visão embaçada). O uso de óculos ou lentes de contato ou até mesmo cirurgia são formas simples de resolver problemas como esses, por isso é importante diagnosticá-los o quanto antes.


NÃO ESPERE O PROBLEMA APARECER


Infelizmente, grande parte da população procura atendimento médico apenas quando algum problema se manifesta. Porém, é importante considerar que, assim como ocorre com outras doenças, sintomas significam que o problema pode estar em um estágio mais avançado. Quanto antes o diagnóstico for realizado, mais simples e mais rápido será o tratamento, minimizando as consequências.

4 visualizações0 comentário
bottom of page