top of page
Buscar
  • Foto do escritorFacilitaMed - Gestão de Clínicas Médicas e Administração de Consultórios

Quando consultar um Otorrinolaringologista?

É muito comum as pessoas se perguntarem quando consultar o otorrinolaringologista, uma vez que poucos sabem das atribuições desse especialista. Para se ter uma ideia, desde casos mais simples como gripes e resfriados podem ser tratados por estes médicos até casos mais complexos, quando a avaliação do otorrinolaringologista se torna ainda mais importante, em especial para quadros de sinusite crônica, amigdalite bacteriana ou de otite média recorrente, por exemplo.


Algumas das doenças tratadas por essa área da medicina são:


- Rinite;

- Sinusite;

- Desvio do septo;

- Polipose nasal;

- Distúrbios do sono — ronco e apneia;

- Diminuição da acuidade auditiva ou surdez;

- Inflamações ou infecções no ouvido (Otites);

- Amigdalite;

- Faringite;

- Paralisia facial periférica;





Dores de garganta e infecções/inflamações no ouvido são as situações que mais levam os pacientes a consultar o otorrinolaringologista. Porém, quando a pessoa passa a apresentar problemas relativos ao sono, o otorrinolaringologista pode prover atendimento especializado.


Outra vertente da otorrinolaringologia é o atendimento focado no público infantil. O otorrino pediatra é capaz de colaborar na identificação de surdez de forma precoce, assim como demais distúrbios relativos à fala e à deglutição, doenças comuns em crianças. Em resumo, crianças e adultos podem se consultar com o otorrinolaringologista.

2 visualizações0 comentário
bottom of page